EDU CUNHA – POR AQUI… É UM PRAZER TE CONHECER

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Ouça Agora! Ou baixe para ouvir offline!

Sejam bem vindos! Primeiro Vlog e Podcast de 2017.
Nele faço uma breve apresentação, assim como num primeiro encontro com alguém quando contamos um pouco de nossa história. Aqui fiz esse livro aberto com você. Espero que goste e espero também sua participação. Quero saber de sua história.

Faltavam 256 dias para terminar o ano de 1983, e 20 minutos para terminar o dia 19 do mês de Abril. A cidade era Rancho Alegre no estado do Paraná. Fica pertinho de Londrina uns 50 quilômetros.
Você conhece Londrina? É a segunda cidade mais populosa do estado com mais de 500 mil habitantes e a quarta da Região Sul do país.
Bom, continuando. Quarenta anos antes desta data que citei acima nascia um grande nome da música brasileira, nada menos que o “Rei” Roberto Carlos. E treze anos antes de 1983 também nasceu outro dono de uma voz inconfundível, Luis Miguel cantor e compositor mexicano.
Ai você pode estar se perguntando. E o que tem o dia 19 de abril de 1983?
Confesso que para mim foi um dia muito especial, foi quando eu cheguei nessa estação chamada Terra. Como cantou Milton Nascimento em Encontros e Despedidas numa parceria com Fernando Brant lançado em 1985.
“A plataforma dessa estação
É a vida desse meu lugar”
Já citei três cantores só nesse inicio de texto não é? E me diga, onde os cantores tem acesso ao maior público no dia-a-dia? Claro é pelo rádio.
Minha infância foi recheada de grandes emissoras de rádio da Região Norte do estado, que carinhosamente é chamada de Terra Roxa. Dizem que esse nome se dá pela cor da terra nessa região que é avermelhada. Deu pra perceber que o roxo é um equivoco? Então, a história conta que os imigrantes italianos referiam-se ao solo pelo nome de terra rossa, já que rosso em italiano é vermelho. Então, o termo acabou se aportuguesando para terra roxa. Cor que é resultado do maior derrame vulcânico que o planeta já presenciou nas eras antigas.
Cresci em Congonhinhas, a 90 quilômetros de Londrina e 45 quilômetros de Cornélio Procópio. Próximo dali em Sertaneja nasceu Eli Corrêa o locutor do famoso bordão Oiiiii Gente! Que eu ouvia no rádio quando criança. Assim como o Zezão (José Makiolke) da Rádio Paiquere AM, Alcir Ramos na Paiquere FM e tantos outros grandes comunicadores nas rádios Folha, Atlântica, Graúna, Iguapó e Transamérica.
Sempre achei locutores e apresentadores bem “loucos” e não me via naquela condição. Só que os caminhos da vida me colocaram no rádio e na televisão aqui em São José e depois na região. Difusora AM, 88 FM, Cidade FM(Guaxupé), Maria FM, Esperança FM, Rede Transamérica Hits de Rádio, Tv Direta(ambas em Mococa), Tv União(São João da Boa Vista), Mega Webtv e nos carros de som que você ouve praticamente todos os dias. Pois é, como canta o rei: – “Esse cara sou eu”.
Segundo a canção de Luis Miguel, quando entrei em “La Barca” da comunicação não consegui mais sair.
Montei meu home studio (estúdio em casa) em 2007, e comecei a vender minha voz pela internet que já caminhava bem nesta época com esse nicho. Consegui clientes em vários estados e até mesmo fora do país como a BRA FM em Nova Iorque. E através de clientes que se tornaram amigos nas emissoras de rádio, tv, agências de propaganda, produtoras de áudio e vídeo o menino paranaense tímido acabou falando e ainda fala pra muita gente.
Esse artigo que você esta lendo faz parte de um projeto que iniciei em 2013 em São João da Boa Vista, onde dou aulas de técnica vocal, dicção, oratória, expressão verbal, como usar o microfone e se comportar diante de um pequeno ou grande número de pessoas quando numa apresentação. Ministrei 3 oficinas em São João e uma ano passado aqui em São José, além de palestra na Unifeob em São João. Em média já auxiliei diretamente mais de 450 pessoas nesses eventos. E nas próximas edições estarei compartilhando dicas, técnicas e experiências para que você tenha uma comunicação aprimorada para lidar nas diversas situações do dia-a-dia ou em apresentações profissionais.

Sugestões, comentários e críticas, envie um email para contato@educunha.com.br ou fique a vontade para me chamar no whatsapp (19) 98369 93 99. Mais conteúdos em www.educunha.com.br.
Até a próxima..

Facebook Comments

[fbcomments/* Instale e configure o plugin Facebook Comments - https://wordpress.org/plugins/facebook-comments-plugin/ */]